>>
você está lendo...
Sociedade e a Justiça

Alexandre Câmara é o mais novo desembargador do TJRJ.


O Tribunal de Justiça do Rio ganhou hoje (dia 24 de novembro) mais um desembargador. Tomou posse nesta segunda-feira, pelo Quinto Constitucional da OAB, na vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Sylvio Capanema de Souza, o jurista Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara.

Nascido no Rio de Janeiro em 1970, casado e com dois filhos, Alexandre Câmara se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e, desde 1992, atuou como advogado, lecionando ainda na Escola da Magistratura do Estado (Emerj), e nas universidades Estácio de Sá, Gama Filho, Uerj e Cândido Mendes. Autor de diversas obras na área jurídica, como “Dos procedimentos sumário e sumaríssimo”, “Lições de Direito Processual Civil”, “Ação Rescisória” e “A Nova Execução de Sentença”, teve vários artigos publicados em revistas de Direito Processual.

“É um jovem magistrado. Tenho a certeza de que se está a falar de alguém dotado de extraordinárias virtudes, sempre deixando marcas indeléveis de seu extremo saber”, afirmou o desembargador Nametala Machado Jorge, que falou sobre o novo magistrado em nome do Tribunal. “Foi em razão deste perfil que o governador, em um momento de sabedoria e inspiração, o nomeou para o cargo ao qual está sendo empossado”, disse.

Em nome da seccional da OAB/RJ, Sérgio Fisher homenageou o novo desembargador. “Estamos aqui para saudar o notável processualista e advogado de carreira brilhante”, afirmou, defendendo o Quinto Constitucional como forma de oxigenar a jurisprudência. “O Quinto contribui para a evolução da aplicação do Direito pelos tribunais, tornando-os mais sensíveis aos anseios da sociedade”, afirmou, ressaltando o nome de Alexandre Câmara como um dos mais importantes processualistas do país, a quem caracterizou como didático, humilde, profundo e preciso.

Já o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado Mendelson Kieling, em nome do procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, afirmou que há quase 15 anos convive com Alexandre Câmara e ressaltou o prazer de trabalhar com sua produção acadêmica e de desfrutá-la com todos. “O Rio de Janeiro é reconhecido pela sua magnitude jurídica e Alexandre Câmara honrará este Tribunal. A Justiça como um todo ganhou. Ele fará da arte de fazer Direito a arte de fazer Justiça”, afirmou.

Alexandre Câmara agradeceu à sua família, a amigos, aos advogados fluminenses e aos magistrados do Tribunal de Justiça do Rio. “Não se trata apenas de atuar no Direito, mas de contribuir para a pacificação da sociedade com justiça. É ainda maior o meu compromisso com o Estado e a sociedade”, enfatizou o novo desembargador, defendendo a duração razoável do processo e citando o fato de as estatísticas do TJRJ serem um exemplo para todos.
Compareceram à solenidade de posse a primeira-dama do Estado e presidente do Rio Solidário, Adriana Ancelmo; o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), desembargador Roberto Felinto; o presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Faver; o corregedor-geral de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, a subprocuradora Marija Rodrigues de Moura, entre outras autoridades.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: