>>
você está lendo...
Sociedade e a Justiça

Juiz absolve pintor que escreveu mensagens bíblicas em cela.


O juiz Cláudio Ferreira Rodrigues, da Comarca de Mangaratiba, julgou improcedente a ação penal e absolveu o pintor Claudenício da Silva Rosa, de 34 anos, acusado pelo Ministério Público do Rio do crime de dano contra o patrimônio público. Em maio de 2006, quando estava preso na 165ª DP, em Mangaratiba, ele escreveu citações bíblicas na parede da cela. Segundo o juiz, o dano foi irrelevante.

“Não era a integralidade da cela que precisava ser pintada em razão do ato do acusado. A pintura do cárcere em sua integralidade passou a ser necessária somente por desídia da autoridade policial, que permitiu que chegasse o dano à cela ao estado retratado nos autos”, afirmou o juiz.
Cláudio Ferreira considerou injustificado o valor apontado no processo para reparar o prejuízo. “Para cobrir os provérbios bíblicos, que ficaram ou ficariam melhores do que o incentivo às facções criminosas, seria necessário menos da décima parte dos recursos indicados na referida certidão”, ponderou o magistrado.

Ele disse ainda que bastaria uma leve camada de massa acrílica, que estaria seca em 10 minutos, uma lixada também muito leve e uma simples demão, com pincel, na cor da tinta das paredes.
Para o juiz, não houve comprovação de que o pintor agiu com o propósito de provocar dano ao patrimônio público e, ao ser interrogado, o acusado admitiu o fato. “Neste sentido, seja pela permissão do Estado custodiador, seja pela bagatela do alegado dano, que foi uma irrelevância, não se preencheu o juízo material de tipicidade do fato imputado”, concluiu.

Perdoe-me o Parquet, obviamente há muita seriedade por parte deste órgão na administração da oportunidade da propositura de ações penais, mas desta vez…

Se todo encarceirado se dispusesse a escrever mensagens bíblicas nas celas em vez de participar e rebeliões, de maneira que isto seja um marco de mudança em sua mentalidade, nosso sistema prisional e nosso país seriam lugares bem melhores.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: